EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

18 de outubro de 2014

Gayatri Mantra

 
Gayatri é a forma feminina de gāyatra, uma palavra sânscrita para uma música ou hino.





 
O Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduísmo,amplamente aclamado na Índia, é proclamado no Gita como a Oração Universal, sem consideração de casta, credo ou sexo. É uma oração com o propósito de proteger qualquer indivíduo, e, quando expressado com imensa devoção e concentração, vai proteger a pessoa.


O Mantra está todo relacionado ao aspecto iluminador e todo abrangente de Brahman,em verdade, o mantra nos mostra a natureza essencial de toda a existência.

Gayatri é uma das formas da Shakti de Brahma, de Vishnu e Shiva.Ela representa a base, o substrato de toda a existência. Ela é a "expansão" do OM ou a energia que o movimenta, também é um dos aspectos da deusa Saraswati, esposa de Brahma e que representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana.

Segundo os Vedas, "O Gayatri protege quem o recita",recomenda-se cantar todos os dias.

A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya= Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital.
Trâyate =o que protege; o que concede a liberação. 

A estrura do mantra é de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas.Cada sílaba estimula os impulsos de criação dentro do Ser.0 mantra não se trata apenas de uma oração ou um pedido solene, mas sim todo um conjunto de conhecimentos profundos e sutis.

Essa métrica de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas, é específica do Gayatri e por isso outros mantras que contém essa estrutura são chamados de gayatri também. Temos o gayatri do Ganesha, Lakshmi, Shiva

Vamos aqui analizar este lindo mantra:

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT



OM: de forma simplista podemos dizer que ele é o som primordial, a 
fonte de toda a criação. Um dos outros nomes pelo qual é conhecido é 
PRANAVA ou "substrato da vida, princípio vital". 
O OM é a base de onde toda a criação tem existência. Ele é o 
substrato de todo o Conhecimento, é o "pano de fundo" onde o potencial criativo se manifesta,o OM é produto da Shakti, ou Poder Criativo da Consciência [Brahman].

BHUR BHUVAH SVAH:  Representam 3 dos 7 planos de 
manifestação da Consciência.

BHUR  é tradicionalmente associada ao plano físico, pertinente ao planeta, ao planeta Terra.

BHUVAH  Segundo a tradição seria o espaço entre o Sol e a Terra e entre a Terra e os outros planetas. Para o pensamento hindu, todos os planetas são habitados e ao mesmo tempo são consciências distintas, sendo Júpiter o mais avançado  (espiritualmente) de todos (em nosso sistema solar).

SVAH: é o Paraíso, o plano mais alto em nosso sistema, associado ao Sol, que segundo os sábios é o "limite da onisciência" (Ishwara) de nosso sistema. É ele o portador de todos os referenciais de conhecimento que possuímos

TAT: Aquele, aquela (aqui refere-se à Savitri).
 
SAVITUR: De Savitri, o esplendor do Sol, o brilho solar, os raios  solares, a força solar. Em muitos casos Savitri é associado ao deus  do Sol (Surya). Ela seria a shakti (poder) de Surya. Representa o Criador, Sustentador, o todo penetrante.

VARENYAM: Desejável, excelente, o melhor entre

BHARGO: efulgência, esplendor, luminosidade , brilho, glória. 

DEVASYA: Divino, relativo à divindade.

DHEEMAH: Meditar sobre; relativo à meditação.

DHIYO: pensamentos elevados ou nobres, intuição profunda, iluminar 

NAH: nosso, de nós, unir, junto, nó
PRACHODAYAT: de prach (pedir, demandar) + chodayat (animar, inspirar, colocar em movimento), portanto a tradução seria algo como  possa inspirar, possa animar.


 
 
Uma tradução aproximada do mantra seria "Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto." 


Fontes: wikipedia
            
www.anjosdeluz.com.br

Nenhum comentário: