EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

16 de outubro de 2014

Diwalli - O Festival das Luzes



Diwalli é uma festa hindu alegre,realizada na Índia, também conhecida como Festival das Luzes onde se comemora o triunfo do bem sobre o mal e ilumina os lares e os corações, traz esperança a todos que participam . 

O festival  homenageia a Deusa Lakshimi  a esposa de Vishnu.Nessa noite, as esposas hindus dançam particularmente para seus maridos,lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos. 

Esse é o Natal hindu, um período de boa sorte e prosperidade e esta festa tem duração de uma semana.

O Diwalli é de grande importância para a comunidade dos negócios,as casas e locais de trabalho são renovadas e  decoradas. As entradas se adornam com os tradicionais Rangoli para receber a Deusa da riqueza e da prosperidade. 

Para indicar sua tão esperada chegada se desenha por toda a casa pequenas pisadas com farinha de arroz,as lamparinas e velas devem ser mantidas acesas por toda a noite.
As mulheres compram algo de ouro ou de prata,  para ser usado nessa noite.

Ao entardecer, quando se acendem as velas e lâmpadas de azeite, se venera a Deusa entoando canções  e mantras .

O Diwali também conhecido como Deepavali – onde “Deep” significa “luz” ou “lâmpada”, e “avali” significa “fileira” .Esta Fileira de luzes é representada por lâmpadas espalhadas durante o Diwali. 

O Diwali tem de três ou cinco dias de comemorações (a duração depende de onde vieram suas tradições de comemoração).

Os hindus organizam sua casa , fazem um ritual de limpeza, para se livrarem de elementos desnecessários no ambiente, e assim liberando espaços para receber boas energias que a Deusa Lakshmi traz, espalham  pela casa sinos, guirlandas de flores, quadros, espelhos, luzes presentes e doces são trocados neste dia para fortalecer os laços de amor entre familiares e amigos. Foguetes são lançados após o jantar.

Queime lampiões  e velas durante todas as noites do festival, os lampiões simbolizam o conhecimento ou a luz interior do indivíduo, que traz a paz interior e combate quaisquer traços de escuridão e ignorância.

Os foguetes são uma parte tradicional do Diwali, utilizados para simbolizar o afastamento de todo o mal dos arredores. São lançados em maior número no dia do Diwali propriamente dito (o terceiro dia). 

Algumas ideias que podemos fazer no Festival das Luzes:
Doces
Músicas
Danças
Velas
Flores
Lamparinas com óleos essenciais
Espalhar na casa grãos, folhas de louro, moedas douradas.

Durante o ritual, você pode trazer a  Deusa  para dentro do seu lar recitando mantras,fazendo sua prece, ou seu banho ( abaixo vídeo com mantra) Lakshmi, trará prosperidade no ano seguinte se ela visitar o lar, e as lamparinas  são um jeito de atrai-la.

Importe-se com as pessoas , afirme amor mútuo e cuide um dos outros, da nossa Natureza, distribua amor, felicidade, prosperidade, deseje vida longa a todos. 




Feliz Diwalli!!!
 

Nenhum comentário: