EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

20 de novembro de 2020

OS CEREAIS E SUA RELAÇÃO COM O SER HUMANO




Cada cereal está relacionado a um planeta, um metal, um órgão, e um dia da semana. 

O termo cereal provém de Ceres/Demétria (deusa grega). 

O cereal ajuda o ser humano a erguer-se e adquirir a posição vertical. É ele o principal componente de nossa alimentação; tanto que o pão (trigo, centeio) se tornou o alimento mais importante da civilização ocidental, o arroz, da oriental, o milho para os povos andinos, e assim por diante. 

Os cereais pertencem à família das Gramíneas (onde as forças do sol e da terra estão em equilíbrio). São mais de quatro mil espécies de gramíneas formando verdadeiros tapetes sobre a terra. 

Suas raízes se unem ao elemento mineral silício (quartzo: o portador de luz entre os minerais); e suas hastes são como raios de luz condensados, duros, resistentes às tempestades e ao vento, lembrando a força de ereção do ser humano. R.Steiner:  

“A haste é a continuidade dos raios solares indo em direção ao centro da terra”. 

Os cereais fazem a perfeita síntese dos hidratos de carbono; o açúcar que flui para o grão é transformado em amido. Além do amido dos grãos, no processo de amadurecimento formam-se ricas proteínas vegetais, especialmente abaixo da cutícula, e se soubermos usar os grãos de forma a não desnaturá-los pelo tratamento, então teremos como alimento a fonte mais rica em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e sais minerais, em equilíbrio e permeados de forças solares. 

ATUAÇÃO DOS CEREAIS NOS SERES HUMANOS 

A silícea contida em sua raiz impregna todo cereal dando-lhe força de ereção e resistência, e possibilitando o cereal captar as forças da luz. Essa qualidade do cereal serve de intenso estímulo ao sistema nervoso central e aos órgãos dos sentidos. Segundo R.Steiner, os órgãos internos têm uma percepção mútua (que não vem à tona de nossa consciência) e é a silícea que regula essa percepção. Também a nossa pele, o órgão perceptivo que forma o limite do nosso corpo, é estimulada pela silícea. 

Todo metabolismo é incentivado pelos grãos de cereais. Sua alta taxa de hidrato de carbono é transformada em amido e glicose. Ao nível do sistema metabólico-motor os açúcares são muito necessários para fortalecer os músculos. A queima do açúcar produz o calor necessário para o trabalho muscular. 

A essência da alimentação é a ativação do organismo, e são, sobretudo os cereais, que atendem a essa necessidade: os dentes são ativados na mastigação; o peristaltismo do estômago e do intestinos são ativados pelas películas dos cereais, que contém vitaminas, proteínas, sais e semi-celulose. 

Ao nível do sistema rítmico, os cereais desempenham um papel importante, fortificando o coração e o pulmão. O magnésio encontrado na película atua sobre o coração organizando os ritmos cardíacos. Também o ferro encontrado no grão em abundância é importante para o sangue e para a oxigenação. R.Steiner salientou: 

”O coração é luz condensada e é estimulado pela alimentação rica em luz”. 

TRIGO: 

Planeta: Sol 
Metal: Ouro 
Órgão: Coração 
Elemento: Terra 
Dia: Domingo 

É considerado o mais nobre dos cereais. Tem preferência por solos ricos em cálcio e para amadurecer precisa de luz e calor. Contém quase todos os minerais, oligoelementos e vitaminas, especialmente do complexo B. O cálcio é o mineral mais abundante no trigo, dando assim uma ligação com a terra, e atuando especialmente sobre o corpo físico. 


É um cereal harmonizador. Sendo um grão solar atua sobre o coração, harmonizando nossas forças. Por outro lado, atua sobre os processos neuro-sensoriais, especialmente através dos minerais do complexo B das camadas periféricas. É o alimento ideal para o ‘pensador’. Atua também na parte metabólica, dando força aos nossos membros. 

ARROZ: 

Planeta: Lua 
Metal: Prata 
Órgão: Cérebro, órgãos dos sentidos e pele 
Elemento: Terra 
Dia: Segunda-feira 

Para o seu cultivo necessita de calor e luz, mas a água o protege de um endurecimento excessivo. A água, sua seiva, que está sobre a influência da lua, faz do arroz um cereal que contém em si essas forças vitalizantes. 

Pela profunda ligação da raiz com a água, através da ingestão de arroz, os fluidos do corpo são postos em movimento e o excesso de líquidos é eliminado. 

Sendo pouco ligado à terra e aos elementos minerais, o arroz tem uma ação anabolizante, atuando mais intensamente sobre o sistema metabólico-motor. 

CEVADA: 

Planeta: Marte 
Metal: Ferro 
Órgão: Vesícula Biliar 
Elemento: Ar 
Dia: Terça-feira 

A silícea é o elemento mineral mais importante que permeia o grão da cevada. 

No organismo humano os processos de silícea são encontrados principalmente, nos tecidos conjuntivos, tendões, discos intervertebrais e coluna. Também os encontramos na pele, que é um verdadeiro manto de silícea para nosso organismo. A percepção sensorial e a atividade pensante do nosso cérebro são estimuladas pela silícea; é o processo de luz que aí atua. Poder-se-ia dizer que a cevada é o alimento dos filósofos. Os processos de formação dos açúcares, no caso a maltose, atuam no sangue, sobre o movimento e sobre nossa musculatura. Incentivam o metabolismo, nossa esfera da ação ou volição, é o processo de calor. Em virtude desse fato, poder-se-ia dizer que a cevada também dá forças aos guerreiros. 

PAINÇO: 

Planeta: Mercúrio 
Metal: Mercúrio 
Órgão: Pulmão / Bexiga 
Elemento: Ar 
Dia: Quarta-feira 

Desenvolvendo-se em clima quente e seco, o grão interioriza um intenso processo de silícea (luz), atuando sobre a pele e o sistema neuro-sensorial. Este grão está totalmente desprovido de cálcio. Ativa o sistema metabólico pelo processo de calor interiorizado, sendo uma excelente combinação com o leite (que contém o cálcio que lhe falta). Neste caso ativa o metabolismo e o aquece por dentro. Em virtude do flúor que contém, é um bom preventivo da cárie. 

CENTEIO: 

Planeta: Júpiter 
Metal: Estanho 
Órgão: Fígado 
Elemento: Água 
Dia: Quinta-feira 

Devido ao profundo enraizamento, ao longo ciclo de amadurecimento, e ao alto teor de silícea, tem ação intensa sobre as forças plasmadoras do organismo que partem da cabeça. Essa ação mineralizante se prolonga até o esqueleto e juntas. Fornece ao ser humano a força de ereção e fortifica o tecido conjuntivo. Também atua sobre a musculatura. O centeio contem elevado teor de potássio, sendo importante a sua relação com o fígado e com a regulagem de todo metabolismo hídrico. Também para o cardíaco, que necessita de potássio, é um alimento recomendável. 

AVEIA: 

Planeta: Vênus 
Metal: Cobre 
Órgão: Rim/Intestino 
Elemento: Fogo 
Dia: Sexta-feira 

Por ser de fácil digestão é o cereal adequado para a alimentação da primeira infância. 


Seu alto grau de gordura (6,7g) é formado principalmente pelo ácido linólico, não ocasionando problemas relativos ao colesterol, ajudando a proteger o coração e a circulação contra a arteriosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, beneficiando assim os ossos, sangue e coração. É rica em complexo B (para o sistema nervoso) e vitamina E (para a reprodução). É o alimento dos esportistas por fortalecer a musculatura. 

MILHO: 

Planeta: Saturno 
Metal: Chumbo 
Órgão: Esqueleto/Medula Óssea 
Elemento: Fogo 
Dia: Sábado 

Quanto à estrutura, o milho é o mais terrestre dos cereais e seus produtos alimentares são pesados e ‘endurecedores’. Contém carotina (pró-vitamina A) que lhe dá a coloração amarela. Seu teor de açúcar é elevado, especialmente antes de atingir a maturidade. Por conter alto teor de hidrato de carbono o valor nutritivo do milho proporciona especialmente força muscular e resistência. 

Quantos aos temperamentos, o melancólico e o fleumático se beneficiariam com a aveia (fogo) e cevada (ar e luz). Os sanguíneos e coléricos, mais com o trigo e o centeio (terra e água). 

TEXTO DE 

Gudrun Burkhard

Nenhum comentário: