EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

14 de setembro de 2014

DEUSA HÉCATE


A deusa na religião e mitologia grega, filha dos titãs Perses e Astéria geralmente representada segurando duas tochas ou uma chave, e em períodos mais recentes na forma tripla. 

Ela foi associada a cruzamentos, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e feitiçaria , reinava sobre a terra, mar e céu, bem como possuía um papel universal de salvadora , Mãe dos Anjos e a Alma do Mundo Cósmico. 

Era uma das principais deidades adoradas nos lares atenienses como deusa protetora e como a que conferia prosperidade e bênçãos diárias à família.

Representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço.

As ligações com o submundo e a bruxaria eram associadas à Hécate da Atenas clássica, ela era honrada até por Zeus.

Deusa das feiticeiras. Está associada à cura, a profecia, as visões, a magia, os encantamentos, a livrar-se do mal, a riqueza, a vitória, a sabedoria, a transformação, a purificação, as escolhas, a renovação e a regeneração, deusa dos caminhos, dando à humanidade novos caminhos a serem seguidos, forte e poderosa por excelência.

É o arquétipo mais incompreendido da mitologia grega. Ela é uma Deusa Tríplice Lunar vinculada com o aspecto sombrio do disco lunar, ou seja, o lado inconsciente do feminino. E, representa ainda, o lado feminino ligado ao destino. Seu domínio se dá em três dimensões: no Céu, na Terra e no Submundo.

Ela é dona do caldeirão da transformação, onde residem todas as possibilidades. 
Uma Deusa lunar por excelência e sua presença é sentida nas três fases lunares, a Lua Nova pressupõe a face oculta de Hécate, a Lua Cheia vai sendo aos poucos sombreada pelo seu lado escuro, revelando o aspecto negativo da Mãe. E a Lua Minguante revela seu aspecto luminoso. É preciso morrer para renascer.

É uma Deusa muito rica, lembrando que é uma Deusa Tríplice, possuindo, pois, aspectos de jovem, mãe e Anciã.

Ervas: Anis; Folhas de Carvalho; Açafrão; Papoula;e maçãs,grãos em geral,menta, hortelã, cedro, cipreste, cravo, mirra, olíbano 

Cores: preto, vermelho, branco, roxo.

Ivocação a Hécate

Sábia Hécate, eu peço sua benção;
erga o véu para que eu possa saudar meus ancestrais
Antigos amigos de outras vidas, e o que são novos.
Que apenas aqueles que me desejam bem, caminhem ao meu lado.
Hécate seu caldeirão mágico, é a fonte da morte e do renascimento…

Não há fim para vida,apenas novos recomeços.
Eu caminho ao lado da Deusa em suas muitas formas,não há , portanto a temer.
Abra minha mente, meu coração e minha alma,
Aos profundos mistérios, ó Hécate!
Assim seja, assim será!

Texto

Nenhum comentário: