EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

14 de setembro de 2014

OS QUATRO ELEMENTOS E A SAÚDE






Nosso corpo é feito de fogo, terra, ar e água - produz calor, possui massa muscular, respira e é em 70% composto por líquidos.  Desta forma, os quatro elementos (fogo, terra, água e ar) estão presentes em nossa formação física e emocional. No que tange ao plano psíquico, o fogo diz respeito à nossa vontade, a terra à concretização, o ar ao raciocínio e a água aos sentimentos.  Uma semente necessita de terra, água, ar e luz solar (fogo) na medida certa, para se manifestar e florescer, e nós funcionamos da mesma maneira. Por isso, a falta ou o excesso de algum dos elementos pode provocar desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais. 

FOGO 
O fogo estimula e é criativo; com um equilíbrio adequado de fogo, temos boa energia física e vitalidade, e podemos manifestar as idéias em forma de ação. Há também autoconfiança, alegria, otimismo, coragem, inspiração, calor e afeição,a pessoa que tem excesso de fogo é inquieta, agitada, tende à excitação constante, não consegue parar nos lugares por muito tempo, é colérica, tem várias idéias e grande capacidade de liderança, muito entusiasmo, mas não costuma finalizar seus projetos. São pessoas, muitas vezes, dispersas, por estarem sempre procurando coisas novas. 
O excesso de fogo pode deixar-nos coléricos, violentos e agressivos.
Fisiologicamente, pode causar azias, problemas de fígado, como hepatite,problemas estomacais, como úlceras (excesso de bílis), problemas da vesícula biliar, inflamações, erupções da pele, febres e excesso de transpiração.

A falta de fogo causa má circulação e extremidades frias, um corpo rijo, tendência a depressão, sente frio, não tem força para nada, é apático, sente preguiça, não tem entusiasmo, não acredita na sua força pessoal porque não consegue entrar em contato com o seu guerreiro interior; tem tendência à covardia (medo de enfrentar problemas). Nunca se arrisca no desconhecido.No corpo físico: osteoporose, dentes fracos, falta de circulação nos extremos do corpo (dormências), frio constante, falta de apetite sexual e anemia,músculos fracos, pouca vitalidade, indigestão, desespero, falta de coragem e falta de confiança.


Terra 

A terra é densa e pesada; aqueles que possuem o elemento terra em equilíbrio são práticos, estáveis, têm senso de responsabilidade, e podem ser muito prestativos e protetores, como a própria Terra.

O elemento terra governa os ossos, os dentes, a pele, as cartilagens, a estrutura corporal.

A pessoa que tem excesso de terra vive através das regras, precisa delas, só acredita vendo.
É ligado na matéria, tende a ser apegado, ambicioso e materialista. Tem tudo muito organizado financeiramente. É perseguido por um medo constante de perder tudo, é aquele que acha que tem que trabalhar exaustivamente a vida toda senão ficará pobre. No corpo físico: forte e resistente, possui um corpo contraído e musculoso podendo produzir câimbras. Nunca relaxa, e à noite para dormir necessita de apelos externos (televisão ligada para dormir, entre outros). 

Falta   não consegue administrar suas finanças com facilidade, não se organiza, não realiza as coisas, pois não manifesta seu potencial, instáveis, idealistas demais. Não sabe cobrar pelo trabalho realizado. Tende a ser desapegado da matéria, sem ambição pessoal, inseguro e não se gosta fisicamente. Inércia e acomodação são características-chave. 
No corpo físico:  musculatura flácida, constantes quedas de resistência (vive gripado). Metabolismo lento.

  
Ar 
O ar é leve e essencial ao movimento; quando o elemento ar estiver equilibrado, existe graça nos movimentos físicos, percepção equilibrada e boa comunicação com os outros.
O elemento ar rege os sistemas respiratório e nervoso.

Excesso: uma pessoa que tem excesso de ar pensa demais, não consegue dormir por ficar pensando em possíveis problemas e soluções que muitas vezes não justificam, está sempre distraído, tenta falar com a mesma pressa que pensa sonhador, intelectual ou cheio de devaneios. É o tipo esotérico, que sente a energia dos lugares, das pessoas. É bom na conversa, como entende tudo muito rápido, tem preguiça de ouvir explicações longas.
No corpo físico: geralmente apresentam problemas nos nervos e glândulas (enquanto órgãos). Dificuldade de relaxar por hiperatividade mental, insônia, esgotamento que gera impaciência, rinite, sinusite, dor de cabeça constante, acima dos olhos. 
Deixar-nos inquietos, ansiosos, nervosos e trêmulos. Fisiologicamente, esse excesso poderá ocasionar pele seca e áspera, unhas e cabelos quebradiços, rigidez nas juntas (como na
artrite), flatulência, asma e transtornos nervosos,o ar seca a água no corpo 

Falta: quem tem falta de elemento ar nunca consegue entender nada, desligado, sem discernimento, memória confusa, não consegue gravar informações com clareza, sempre se engana ao expor um tema. Nunca se interessa em aprender nada novo, principalmente, informações intelectuais ou filosóficas. Muitas crianças com falta deste elemento são taxadas de dislexias e incapacitadas de aprendizado na escola, mas na maioria das vezes elas possuem múltiplas inteligências e capacidades em outras áreas.No corpo físico: problemas nos nervos e glândulas (enquanto órgãos). 


ÁGUA
A água limpa e flui; quando ela está equilibrada, o indivíduo pode relacionar-se emocionalmente com os outros e ter uma empatia
apropriada, sem tornar-se demasiadamente subjetivo. A pessoa estabelece igual-mente um contato com suas faculdades intuitivas, podendo manifestar habilidades criativas. A água amacia e toma o corpo harmonioso, dando-lhe suavidade e ternura.
Fisiologicamente, a água rege o sistema linfático e todos os fluidos do corpo, tais como o sangue e várias secreções.

Excesso: a pessoa que tem excesso de água é extremamente emotiva, não sabe discernir o momento de parar de ajudar os outros. É matriarcal e protetor em excesso, mas também tem muita flexibilidade, o que chamamos de jogo de cintura, porém com o excesso do elemento, fica como a água na natureza, ou seja, toma a forma do lugar, do ambiente e das circunstâncias em que está tendo muita dificuldade de fazer valer sua vontade. No corpo físico: uma necessidade constante de comer, o que pode gerar obesidade. Problemas digestivos e circulatórios, retenção hídrica,os intestinos incham e ficam flácidos, provocando a prisão de ventre. 

Falta: quem tem falta de elemento água é literalmente uma pessoa "seca", inflexível, o famoso "cabeça dura" que nunca consegue se adaptar a idéia dos outros, acha-se o dono da verdade, são incapazes de mostrar seus sentimentos ou de expressar sua empatia; nos seus corpos falta a suavidade. São pessoas que necessitam de regras para se sentirem seguros (militares, síndicos), qualquer imprevisto no seu planejamento o torna improdutivo. 
No corpo físico: problemas no funcionamento do Sistema Nervoso Central, freqüentemente sofrem de sede e desidratação.



Faço um convite:  organizamos para o feriado de 20 de novembro uma viagem à Serra da Mantiqueira, com vivências astrológicas, xamânicas e terapêuticas. Será num lugar lindo, o antigo Mosteiro de Serra Clara, no alto da montanha. Quem se interessar pode ver todas as informações aqui




Nenhum comentário: