EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

19 de janeiro de 2015

Deusa Lilith


 
 
Lilith  deusa da mitologia Babilônica que habitava lugares desertos. O nome de Lilith tem duas interpretações: "mulher da noite" ou "lilu" (lótus), a Flor-Yôni da Grande Mãe, portal da união dos sexos,  também associada a um demônio feminino da noite. 
 

Os hebreus incorporaram essa deusa na Cabala e a transformaram na primeira esposa de Adão, que se recusou a deitar-se debaixo dele durante o ato sexual,ela insistia que, por terem sido criados iguais, eles deveriam fazer sexo de igual para igual. Como Adão não concordou, ela o deixou. Depois disso, na mitologia judaica, ela era descrita como um demônio. Ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.  

 
Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação.

Seu primeiro retrato conhecido data de 1950 a. C., é um relevo de terracota de Brunei que se encontra no museu Britânico. Nele aparece uma bela mulher, alada e nua com os pés de ave, acima de leões e tem uma coruja  de cada lado. Lilith representa nesta trindade a Alma, o poder mental e a sabedoria feminina, intuição, liberdade. Pelas qualidades natas desta Deusa, Lilith se corresponde com a posição ocupada por Deus na Santíssima Trindade e com o Anjo Lúcifer na Trindade Andrógina. Trata-se de um ser ambivalente, mesmo pelo nome que a identifica com a coruja, um animal noturno e de rapina, que as lendas rabínicas atribuem à Rainha por excelência da Bruxaria.

 
A transformação de Lilith de demônio feminino terrestre em figuração astral centrada na lua,o mito se realiza desta vez no céu e é na Lua que o feminino encontra,sofre  uma cisão; de um lado permanece como espírito maligno terrestre evoluindo no símbolo da bruxa, de outro lado se torna uma divindade astral ligada à Lua, dando assim corpo à imagem da Lua Negra, pois Lilith fugiu do Éden deixando uma mensagem de rancor e ódio, assim a deusa Lua "foge" do céu e se faz negra.

Uma Deusa selvagem que nunca aceitou ser domada, a força primordial, é aquela que deu o grão à Mãe criadora e protetora que deu nascimento à Lua. Ela é a igualdade entre o feminino e o masculino,força vital e puro instinto,  a lua negra que indica  a sedução e ânsia de liberdade, o sussurro dos monstros internos, a voz do instinto, o prazer, a sexualidade e a independência feminina.

A sua face obscura, cujos conteúdos simbólicos remetem aos impulsos do inconsciente, ao domínio das ilusões, aos "estados de sono da alma", às práticas de feitiços . 

Lilith  com o tempo se estrutura como arquétipo e símbolo das proibições colocadas ao desejo sobre as quais vão se agregar influências religiosas de culto e psicológicas, transformando-a em verdadeiro tabu.
 
Ela é o arquétipo da mulher indomada, que luta apaixonadamente pelo poder pessoal,suas características são destemor, força, entusiasmo e individualismo., é atividade e exuberância emocional,a luxúria feminina.

Lilith aparece em nossas vidas para nos dizer que é hora de assumirmos o nosso poder, de assumir sua feminilidade, mostra o  caminho da totalidade.
 
Lilith nos prepara para abrir nosso entendimento para aquilo que é inevitável, como o nascimento de um novo ser, por exemplo, uma criação que vem através de nós mas não por nossa ação direta.
 
 
Ervas : bambu, estragão,mandrágora, pimenta.
Flores: lírio branco, rosa negra.
Cor: preto
 
                                                 Invocação a Lilith
 
Que eu jamais seja controlada
nem pela luz nem pelas trevas
sou a manifestação da Deusa na terra
que não aja fogo ou fogueira capaz de me deter
que jamais aja forças no patriarcado para me controlar
pois sou um ser livre
sou uma mulher-serpente
sou filha do sol e da lua
por isso não posso ser controlada
posso ser conduzida pelo Poder da Mãe
mas jamais controlada
não existem forças no céu ou na terra
capaz de me deter
pois sou uma mulher indomada
sou o princípio feminino
sou Lilith

Nenhum comentário: