EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

17 de agosto de 2014

DEUSA ATENAS


Também conhecida como Palas Atena é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade, é filha de Zeus e de Métis.


Uma das principais divindades do panteão grego , Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África.


Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.

Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego.

Era na cidade de Atenas que seu culto foi perpetuamente honrado: tinha seus altares, as suas mais belas estátuas, as suas festas solenes e um templo de notável arquitetura, o Partenon,esse templo foi reconstruído no período de Péricles.

Única deusa retratada usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.
Era protetora das cidades, das forças militares e Deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras. 

Atena foi creditada pelos gregos ao dar à humanidade as rédeas para amansar o cavalo, ao inspirar os construtores de navios em sua habilidade, e ao ensinar as pessoas a fazerem o arado, ancinho, canga de boi e carro de guerra. A oliveira foi seu presente especial a Atenas, um presente que propiciou o cultivo das azeitonas, foi retratada com uma coruja, ave associada à sabedoria e de olhos proeminentes, duas de suas características. 

Ao que tudo indica, Atena permaneceu virgem durante toda a sua história. Não queria ter filhos pois, desta forma, teria de abandonar as guerras pela justiça e viver uma vida doméstica.

Seu desejo de lutar por princípios, vem da capacidade de fazer escolhas refletidas mantendo sob controle os instintos. Ela congrega a força, a justiça, a temperança e a reflexão. Essas faculdades nos permitem enfrentar os desafios da vida com base estável e verdadeira.

O arquétipo de Atenas rege tudo o que se relaciona com a civilização, os aspectos da vida urbana, das cidades e tudo o que pode se chamar de “civilizado”. A mulher Atena está sempre em evidência por ser extrovertida, prática e inteligente. A princípio, os homens ficam intimidados com ela, visto que não reage a galanteios medíocres e é capaz de colocar os homens em xeque em uma discussão intelectual. Mas quando conquistam seu respeito, ela pode se tornar uma companheira leal para o resto da vida.

Mostrará uma tendência natural de fazer todas as coisas com muita moderação para viver em "justo equilíbrio", que era o ideal ateniense. O "justo equilíbrio" é também mantido pela tendência que possui a Deusa Atena de conduzir acontecimentos, notar efeitos e mudar de curso da ação tão logo ele pareça improdutivo.

Todos que desejam desenvolver as qualidades da Deusa Atenas, devem dar especial atenção à educação. Toda a instrução estimula o desenvolvimento desse arquétipo. Aprender fatos objetivos, pensar claramente, preparar-se para concursos e exames são todos excelentes exercícios que evocam Atenas.

Oferece o bom conselho, o pensar cuidadoso ou a previsão prática: a capacidade de refletir. A essa virtude se denomina "metis", derivado do nome de sua mãe e que podemos traduzir como "conselho" ou "sabedoria prática".

Símbolos: A coruja; águia; o abutre; o mergulhão, andorinha, pombo, lança, escudo e a oliveira. 
Cores: Amarelo, marrom, verde oliva, branco 
Aroma: Oliveira 
Dia da semana: Quarta Feira
Ervas/ Frutas :Oliva e maçã




ORAÇÃO

Atenas peço-lhe por justiça em minha vida, a justiça material e espiritual,
Dai-me forças com tua lança de prata e protegei-me,

Deixa-me repousar a teus pés no Olimpo,
Refresca minha alma dos males do mundo,

Seja minha força, minha guia, luz proveniente de Zeus, a ti peço,
Faz reinar a tua justiça que está acima dos homens,

Faz reinar em mim a certeza da fortaleza que sou,
Onde nada me abala, atinge ou enfraquece,

Forja-me firme tal tua lança e com ela aplaca os males de minha vida,
Atua em mim livremente oh poderosa Deusa e faz-me sentir a segurança de lhe ter a meu lado!

Assim Seja, Assim se Faça!

Nenhum comentário: