EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

5 de março de 2012

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR !

Mandala by Marcelo Dalla
www.man-dalla@blogspot.com

O Grande Aliado
“Reconciliai-vos o mais depressa possível com teu adversário, enquanto estais com ele a caminho, (...) “
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo X – item 6
"Matar o homem velho, extinguir sombras e vencer o passado, expressões que comumente são usadas para o processo da mudança interior. Contudo, todos nós sabemos, à luz dos ensinamentos universais das Leis Naturais, que não existe morte ou extinção, e sim transformação. Jamais matamos o homem velho, podemos sim conquistá-lo, renová-lo e educá-lo.

(O que você faz com a sua sombra ?)
Não eliminamos nada do que fomos um dia, transformamos para melhor. Ao invés de ser contra o que fomos, precisamos aprender uma relação pacífica de aceitação, sem conformismo, a fim de fazer do homem velho um grande aliado no aperfeiçoamento íntimo.
Essa reconciliação depende da nossa disposição de encarar a realidade sobre nós próprios, olhar para o desconhecido mundo interior e partir para uma decidida e gradativa investigação sobre o mundo das reações pessoais.
Reformar é formar novamente, dar uma forma. Reforma Íntima nada mais é que dar nova direção aos valores que já possuímos e corrigir deficiências cujas raízes ignoramos ou temos motivação para mudar.
Nossas imperfeições são balizas demarcatórias do que devemos evitar. Um aprendizado que pode ser aproveitado para avançarmos na evolução.
A interiorização é aprender a conviver pacificamente e amorosamente consigo mesmo, através de incursões educativas ao mundo íntimo.
(Você tem coragem de mergulhar em si mesmo ?)
O passado está arquivado como experiência intransferível e eterna. Não há como matar o passado, porém podemos vitalizá-lo com novos e mais ricos potenciais do Espírito na busca do encontro com o ser Divino, cravado na intimidade profunda de nós próprios.
Enquanto usarmos de crueldade com nosso passado de erros, não o conquistaremos em definitivo. A adoção de comportamentos radicais de violentação, desenvolve o superficialismo dos estereótipos e a angústia da melhora (estados interiores improdutivos para a aquisição da consciência no autoconhecimento).
Reforma Íntima não pode ser entendida como a destruição de algo para construção de algo novo, dentro de padrões preestabelecidos de fora pra dentro, e sim, como a aquisição da consciência de si para aprender a ser, a existir e a se realizar como criatura rica de sentidos e plena de utilidade perante a vida."

(Qual é o reflexo da sua consciência ?)
Curiosidade :

Deus Jano

Segundo a mitologia romana, mas também etrusca, Jano (do latim Janus ou Ianus) era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, simbolizando os términos e os começos, o passado e o futuro, o dualismo relativo de todas as coisas, sendo absoluto somente a Divindade. Em seu templo, as portas principais ficavam abertas em tempos de guerra e eram fechadas em tempos de paz. Jano preside tudo o que se abre, é o deus tutelar de todos os começos; rege ainda tudo aquilo que regressa ou que se fecha, sendo patrono de todos os finais. Jano foi a inspiração do nome do primeiro mês do ano (janeiro, do latim januarius), o qual foi acrescentado ao calendário por Numa Pompílio (715-672 a.C.)

Que possamos ter neste símbolo da mitologia uma bela reflexão sobre como conviver de forma mais harmoniosa com o nosso ontem, para amadurecermos o nosso hoje, abrindo as portas do nosso amanhã.

fonte:

Nenhum comentário: