IRMÃ DULCE - SENHORA DA CARIDADE!
( conterrânea e amiga de nosso irmão FIRMINO)
-Qual o seu nome?
- CARIDADE- respondeu a interpelada.
- A senhora sabe que está sendo acusada de alimentar a ociosidade e a preguiça dos indigentes da nossa cidade criando obstáculos para que a municipalidade os eduque e os instrua nos conceitos da cidadania?
-A senhora reconhece que, com sua ação, dita caridosa, tem contribuído para o aumento da indulgência sustentada?
-Não
-Consta nos autos do processo que a senhora, na sua instituição, atende pessoas de má vida, consideradas pela lei como contraventoras e até criminosas, e que a senhora não faz distinção entre estes e os cidadãos de bem. Confirma?
- Sim
- Meritíssimo, nada mais tenho a inquirir à acusada- declarou o porta- voz da acusação.
Nesse momento o juíz convoca o advogado de defesa. Prontamente ele se coloca diante da acusada e lhe indaga:
- A Senhora tem na memória há quanto tempo se dedica a socorrer as necessidades humanas?
Para a surpresa de todos, complementou sua defesa fazendo uma inspirada exaltação. Com os braços estendidos na direção do banco dos réus, afirmou:
" SENHORA CARIDADE! DAMA DO EVANGELHO! RAINHA DA LUZ! "
Procurei por você nos grandes templos da religiões do mundo, mas fui encontrá-la entre o povo, estendendo suas mãos generosas, socorrendo a necessidade humana, oferecendo, além do pão, o calor da fraternidade e do amor que reconforta o espírito.
Seguindo o seu rastro de luz, pude ver muitas feridas do corpo e da alma cicatrizando-se ante a ação do seu inigualável amor.
E hoje você está aqui! Diante do tribunal da insensatez humana sendo julgada por amar demais seus semelhantes.
Sei que as leis que orientam o seu coração estão além das leis mesquinhas dos homens. Por isso, peço-te, perdoa-nos alma querida e justa pois os homens ainda não sabem o que fazem."
Encerrada a defesa, o júri absorve a acusada por unanimidade.
Um comentário:
Realmente Irmã Dulce é a nossa personalidade que mais representa a caridade humana e o povo da Bahia, gostei muito do artigo e deste trabalho por uma entidade Bahia.
Josélia
Postar um comentário