EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

22 de fevereiro de 2015

O mito das Tarefas de Afrodite para Psiquê



O mito de Eros (Amor) e Psique (alma) muito usado como analogia, Eros, deus do amor e o filho de Afrodite, que enciumada da beleza de Psique, ordena que seu filho faça a bela se apaixonar pelo homem mais feio da Grécia. Só que Eros se apaixona por ela, e Psique engravida, os dois passaram por algumas provações e Psique pediu para a Deusa do amor a permissão para ficar com seu filho, esta lhe deu quatro tarefas, que Afrofite julgava ser impossível de realizar, só assim ela poderia ter seu filho de volta, longe do amor de Psiquê
Psique compreende que deve submeter-se a uma Afrodite brava e antagonista se ela um dia tiver que estar reconciliada com Eros. Então ela se apresenta à deusa. Para testá-la, Afrodite lhe dá quatro tarefas.

As quatro tarefas de Afrodite têm importantes significados simbólicos. Cada uma representa uma capacidade que as mulheres precisam desenvolver.

Como figura mitológica, Psique é amante, esposa e mãe grávida. As mulheres que põem os relacionamentos em primeiro lugar e reagem instintivamente ou emocionalmente aos outros precisam desenvolver as habilidades simbolizadas por cada tarefa. Só então podem avaliar suas opções e agir decisivamente em seus melhores interesses.

Tarefa 1: separar as sementes. Afrodite leva Psique a uma sala e mostra-lhe um monte enorme de sementes misturadas - milho, cevada,  papoula, ervilha, lentilha e feijão - e lhe diz que ela deve separar cada espécie de semente ou grão em seu próprio monte antes do anoitecer. A tarefa parece impossível, até que uma grande quantidade de despretensiosas formigas vêm em sua ajuda, colocando cada espécie, grão por grão, em seu montículo próprio.

Da mesma forma, quando a mulher deve tomar uma decisão crucial, muitas vezes deve primeiramente classificar suas emoções, seus sentimentos que desordenados acabam criando um conflito interno. “ O separar  as sementes" é um processo interno, que exige que a mulher olhe para o seu interior, enxergue suas potencialidades e limitações, resgatar o que realmente é importante, seus valores,determinar prioridades,confiar na sua intuição, para só então depois decidir.

Tarefa 2: adquirir alguns flocos de lã dourados. Em seguida, Afrodite ordenou a Psique que adquirisse alguns flocos de lã dourados dos terríveis carneiros do sol.
Trata-se de animais enormes, agressivos e providos de chifres, que ficam no campo, dando cabeçadas um no outro. Se Psique tivesse que andar entre eles e tentar apanhar sua lã, seria certamente esmagada ou vencida. Uma vez mais a tarefa parece impossível, até que um verde caniço vem em sua ajuda e a aconselha a esperar até o pôr-do-sol, quando os carneiros se dispersam e se recolhem. Então ela pode apanhar com segurança fios do velo de ouro das amoreiras contra as quais os carneiros tinham se raspado.

Representa o poder que a mulher precisa adquirir sem ser destruída na tentativa de conquistar seu espaço, sem ser agressiva, sem se  desvalorizar, ferir seus princípios, observe as pessoas, o ambiente, esperar e saber a hora de agir, mas sem impetuosidade, sem agressividade, conquistar seu espaço com conhecimento, com sabedoria, devagar  e sempre, ganhar seus espaço e continuar compassiva, a fúria  e o confronto nesta hora não ajuda em nada, tem que ser estratégica. para alcançar o que se quer

Tarefa 3: encher a jarra de cristal. Para a terceira tarefa Afrodite põe uma jarra de cristal na mão de Psique e diz-lhe que deve enchê-la com a água de um regato proibido. Esse regato cai em forma de cascata de uma fonte no pico do mais alto rochedo íngreme até a mais ínfima profundeza do mundo subterrâneo antes de ser levado para cima através da terra para emergir uma vez mais da fonte.

Esse regato no qual Psique deve encher sua jarra, representa a corrente circular da vida.
Enquanto ela olha fixamente o regato gelado, que é delineado profundamente num rochedo pontudo e guardado por dragões, a tarefa de encher a jarra parece impossível. Desta vez uma águia vem em sua ajuda. A águia simboliza a habilidade de ver a situação  de uma perspectiva distante.Essa não é a percepção usual da mulher, que  muitas vezes está tão pessoalmente envolvida que  não consegue enxergar a solução.

É especialmente importante para as mulheres conseguir alguma distância emocional em seus relacionamentos, em alguns momentos para poder ver a situação como um todo que lhes possibilitarão apoderar-se do que é significativo e realmente importante em seus relacionamentos. Para cada situação passar pelo processo de assimilação e acomodação das experiências vividas, e assim saber sempre a forma que sua vida pode tomar.


Tarefa 4: aprender a dizer não. Para a quarta e última tarefa Afrodite ordena a Psique que desça ao mundo subterrâneo com uma pequena caixa para Perséfone encher com creme de beleza. Psique equaciona a tarefa com a morte. Agora é a vez de uma torre vista ao longe lhe dar conselho.

Essa tarefa é o tradicional teste de coragem e determinação, porque Afrodite a tornou particularmente difícil. 

Estabelecer um objetivo e mantê-lo frente a solicitações de terceiros muitas vezes se torna difícil . A tarefa que Psique executa quando diz não três vezes, foi exercitar a escolha.
Muitas mulheres permitem que as pessoas abusem de sua boa vontade, e muitas vezes acabam se anulando, deixam de fazerem coisas para elas mesmas.

Através das quatro tarefas, Psique evolui. Desenvolve capacidades e forças enquanto sua coragem e determinação são testadas. No entanto, apesar de tudo o que ela adquire, sua natureza básica e prioridades permanecem inalteradas: valoriza um relacionamento amoroso, arrisca todas as coisas por ele, e vence.

Toda mulher quando empoderada, se tornam donas de si, capazes de lutar por seus relacionamentos sem se anularem, passam a determinar o curso de sua  vida, se tornam mais livres, alegres e plenas.



Baseado no livro A Deusa e a Mulher de Jean Shinoder Bolen




Nenhum comentário: