EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

9 de agosto de 2014

DEUSA DEMETER



"Deusa mãe" Deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.
É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

Com Zeus, ela teve uma filha, Perséfone, quando Hades raptou Perséfone e a levou para seu reino subterrâneo, Deméter ficou desesperada, saiu como louca Terra afora sem comer e nem descansar e decidiu não voltar para o Olimpo enquanto sua filha não lhe fosse devolvida, e culpando a terra por ter aberto a passagem para Hades levar sua amada filha.

Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou, os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças.

Com a situação caótica em que estava a terra estéril, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone, ele concordou, porém antes, fê-la comer um bago de romã e assim a prendeu para sempre aos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar, Perséfone foi socorrida por seu meio-irmão Hermes, a pedido de sua mãe Demeter.

Deméter é a protetora das mulheres , a maternidade, amor materno é o arquétipo que toda mulher vive quando tem filhos, ou quando se doa por completo a um relacionamento ou a um projeto de vida.

A mulher Deméter , é a que nutre e alimenta famílias inteiras.,sua principal característica, é tratar de tudo que precisa ser cuidado, que é indefeso, carente.
A mulher Deméter se sente feliz fazendo exatamente o que melhor sabe fazer: ser mãe.

Sua auto-estima está ligada a este estado de utilidade para com os outros , que quando realizado de forma exacerbada a ponto de sufocar e impedir o crescimento dos filhos e de quem está a sua volta não é bom e necessita de revisão e , quanto mais você aprender a aceitar e reconhecer estes sentimentos, mais energia terá para viver a vida de forma mais livre e saudável.

Deméter pode ser representada:
· Sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso, seu pássaro é a grou.
· Tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas, trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos.

Cores: Preto, verde e marrom
Ervas:Trigo, cevada, poejo, mirra, rosa, romã, feijão, papoula, vegetais cultivados.
Aroma: Madresilva
Dia da semana: Quinta feira
Ervas/ Frutas :Salsa, narciso, salgueiro, romã

Deusa Deméter,
Reunimos nos hoje para honra-la e venera-la.
Tu que és a Senhora da Colheita e da semeadura.
Derrama tuas bênçãos sobre o Solo e nossa mente , que ELA se torne fértil e forte.
Ajuda- nos a escolher os grãos certos , e que possam trazer Bons Frutos.
Dê-nos força para passar pelo inverno, lembrando nos das belas primaveras que virão
ASSIM SEJA, ASSIM SE FAÇA!

TEXTO Mônica de Souza
Fontes : O Oráculo da Deusa
Wikipédia
Deusas em seu dia a dia - Tania Gori

Nenhum comentário: