EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

31 de maio de 2012

Saúde Emocional


        

      A Liberdade para experimentar a vida 
Saúde é a capacidade de participar plenamente dos ritmos da vida, sentindo a glória do raiar do dia, celebrando o ciclo natural das estações e percebendo a pulsação vital da natureza bater dentro de nós. A verdadeira saúde é mais do que apenas “ir levando”. Significa mergulhar por inteiro na vida, significa o envolvimento pleno do corpo e da mente em tudo o que fazemos – no trabalho, e social, na expressão criativa e na contemplação interior. 
Não existe nenhum modelo fixo do que significa ser uma pessoa saudável. Sermos saudáveis é sermos completamente nós mesmos – não a identidade definida pelo condicionamento social, nem a persona que adotamos para atender as expectativas dos outros. Pelo contrário, é o Eu que expressa singularmente tudo o que podemos ser. Ele será diferente para cada pessoa e, portanto, pressupõe o desenvolvimento do autoconhecimento e da compreensão de si mesmo. 
Saúde é a aceitação da vida, com todas as suas imperfeições e contradições. É uma expansibilidade do ser, o qual se fortalece ao abraçar todas as experiências, ao invés de tentar suprimir a limitação, a dor ou o sofrimento. Na verdade, o sofrimento tem o potencial de nos levar a uma apreciação mais profunda da vida e a um despertar para o nosso próprio potencial maior. A doença pode ser vista não como um tormento a ser erradicado, mas sim como um mestre que nos mostra as fontes do desequilíbrio em nossa vida ou os aspectos do nosso ser que temos ignorado. Os desafios com que nos defrontamos pode nos mostrar virtudes interiores e nos motivas a fazer as mudanças necessárias. Em seu nível mais profundo, a doença pode ser uma experiência iniciática, sentida, ou como uma simples perda, mas também como um oportunidade para um novo recomeço. 
A saúde pressupõe liberdade interior. A responsabilidade é o processo que leva a verdadeira liberdade, a capacidade de responder. Quando somos um simples recipiente passivo da doença ou do tratamento médico, meramente reagindo ou nos sentindo influenciados, tornamo-nos um objeto a ser manipulado em vez de uma participante ativo no cuidado com nossa saúde. A verdadeira saúde requer uma ativa autopercepção consciente, na qual cada um de nós assume a responsabilidade pelos desafios e pelas lições da vida.

 

Fonte: Do livro “Repertório de Essências Florais – Um Guia Abrangente da Essências Florais Norte-Americanas e Inglesas, para o Bem-estar Emocional e Espiritual.”

Autores: Patrícia Kaminski e Richard Katz

Nenhum comentário: