EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

12 de fevereiro de 2012

O BEM ESTAR PSICOLÓGICO


A busca pela paz, o desejo de solucionar os desafios da vida, fez e faz muita gente procurar respostas em todos os ramos do conhecimento: dos conhecimentos tradicionais às propostas da Nova Era.
As áreas psi, atualmente, estão em alta. as terapias alternativas viraram febre, tem de tudo para todos. a demanda em torno dos cursos e livros de auto-ajuda é crescente.
isto demonstra um descontentamento consigo mesmo e com a sociedade., mais do que antes, a ciência materialista, a religião oficial, o utilitarismo do capital, os valores que regem a sociedade não satisfazem os anseios humanos, não aplacam a fome e a dor não dão respostas satisfatórias à solidão, à depressão, ao vazio, á falta de sentido na vida.
Por outro lado, as pessoas ainda conservam uma atitude infantil, querem que os livros de auto-ajuda e terapias alternativas façam em suas vidas o que elas omitem a fazer. almejam que algo exterior possa lhes tirar os problemas que elas mesmas criaram;desejam que alguma porção mágica traga tranquilidade pessoal, paz, felicidade, confiança- como se fosse possível obtê-los sem o esforço pessoal, sem a conquista através do empenho. é a postura da vítima que acredita sofrer por motivos externos, ou da pessoa mimada, que quer privilégios, acreditando ser merecedora de concessões.
As pessoas que agem assim, não percebem sua passividade e subjugação às forças exteriores e aos impulsos pessoais. a saúde e o bem estar pressupõem consciência, ação , movimento, diferente da estagnação, da doença, da depressão onde há imobilidade. a imaturidade consciencial leva muita gente a buscar repostas para seu mal estar no exterior. as terapias alternativas vem preencher uma lacuna que a ciência oficial deixou uma lacuna que a ciência oficial deixou vaga.
Com todo conhecimento científico alcançado, a ciência ainda não trouxe respostas satisfatória para o sofrimento humano; porque é uma ciência epidêmica, de superfície, ainda não conhece o espírito oficialmente.
Equivocadamente a busca do bem estar psicológico é procurada nas produções da sociedade materialista, como o consumo, procura-se um equilíbrio afastado da moral; querem usufruir todos os bens desdenhando os interesses do próximo ou invadindo-o. quando se busca atender unicamente os interesses pessoais, prejudicando direta ou indiretamente o próximo, se assume compromissos com as leis universais.
A nova visão da realidade exige a consideração do carma vigendo na vida de todas as pessoas, das instituições, das coletividades... Toda ação individual ou coletiva, feita conscientemente, assumem compromissos com as consequências resultantes.
A responsabilidade é consoante com o grau de consciência. Cada pessoa, responde por suas ações, quando utiliza o outro como objeto de seu interesse, prejudicando-o, torna-se responsável pelos acontecimentos consequentes. as interferências como contexto, educação, disposição psicofísica são levados em conta na avaliação, como agravantes e atenuantes. O carma objetiva educar o Homem, não puni-lo: portanto, não é inflexível.
Aqui está a chave para a compreensão do paradoxo entre a busca de prazer e a falta de êxito.Por mais que se consiga comprar muitos bens, por mais que se siga todos os ditames sociais do prazer, o indivíduo se sente insaciado: sempre precisa de mais.isso, porque ele não é um aglomerado celular que satisfaz exclusivamente com estímulos físicos; seus pensamentos e e moções não são resultantes de reações químicas ou ambientais; é um ser imortal com consciência valorativa, com afeto, num corpo passageiro. a finalidade de sua existência é a evolução; em cada etapa adquire novos valores, recapitula aprendizados ainda não fixados, é o construtor de seu próprio destino é o co-autor da formação sócio-cultural, porque já esteve aqui antes, em encarnações passadas, e deixou seu rastro na sociedade, estando em haver com eles. entre as várias existências, há uma continuidade.
Os disparates e as virtudes do passado se refletem no presente, manifestam-se em forma de tendências ou de comportamentos inatos.por isso não é possível estar bem psicologicamente se trouxer conflitos psíquicos do passado em forma de transtornos diversos como fobia, depressão, fixações, ansiedade...Sua consciência registra todos os excessos pessoais e o desrespeito ao próximo em forma de culpa. É questão de consciência, ele não começa a aprender que suas ações não são destituídas de valor, não são inócuas.
É o carma, educando-o. ele começa a perceber que sua existência reflete no mundo em outras palavras, suas ações afetam as pessoas e o mundo, tornando-o responsável pelas consequências.
Não é possível desfrutar incessantemente, de forma desregrada, os prazeres sensoriais que desgastam e desequilibram o corpo físico e as emoções.
Também não é possível estar bem, quando se quer apenas usufruir dos prazeres físicos. Os prazeres não se restringem especificamente à àrea da física; o psiquismo também precisa de alimento. E não são as sensações orgânicas que o abastecem; são os sentimentos e as idéias construtivas.
Para obtê-las, somente é possível nos relacionamentos interpessoais com pessoas com as quais se tenha afinidade.
Quando se desajusta, os tratamentos de superfície não lhe trarão o que ele não conquistou. Nenhuma terapia ou medicamento pode mudar seus padrões de pesamentos e as suas emoções exaltadas, pois estes refletem os condicionamentos do passado e do presente. todo tratamento é coadjuvante, apenas o indivíduo pode se curar! Para falar de bem estar psicológico é preciso falar em conduta.
Agir diferentemente dos valores adotados traz conflitos. o cristal, o flora,a terapia são subsídios que podem ajudar, mas não podem levar harmonia a sua mente.
A mente não é fruto de reações químicas nem depósito inerte de sugestões alheias, que siga "programinhas de bem viver" colocados por meios sugestivos.
O bem estar psicológico é resultado de harmonia interna, conquistada ao longo de várias existências é uma construção.
Os transtornos psicológicos fazem parte da imaturidade;é impossível não tê-los. Do mesmo modo que uma criança, para chegar à Universidade, precisa galgar os graus inferiores, para lhe servir de base.
O equilíbrio psicológico é posterior à imaturidade, aos desejos egoístas, ao orgulho, a vaidade...A confusão, os conflitos, a insegurança, o medo etc, retratam a temporária incapacidade psicológica de lidar com situações novas, difíceis, fora do alcance dos conhecimentos já estratificados em sua consciência.
A solução e o enfrentamento dos problemas trazem mais experiências, expande os conhecimentos, aumentam as capacidades, aprimora o raciocínio, refina o discernimento, disciplina os sentimentos. a soma dos comportamentos sadios vão se sobrepondo aos desarmônicos.
As atitudes nobres ou valorativas não se aplicam exclusivamente ao próprio indivíduo, senão ele permanece na imaturidade infantil,egoísta de querer tudo para si.
A maturidade exige ir além de si mesmo, na doação ao próximo. aqui se encontra outro mecanismo evolutivo, despercebido por muitos, que é fazer o bem ao próximo.
Não é um bem condicionado a receber uma recompensa ou para evitar sofrer uma pena como há na distorção religiosa, nem objetiva mostrar serviço à sociedade.
Por trás da ação benfazeja está a mobilização dos recursos do indivíduo.
A prática dessas ações atualiza suas conquistas anteriores, fixa os conhecimentos recentes, faculta desenvolver novos conhecimentos e possibilita permutar valores.
Assim ele está evoluindo!



Fonte: Revista Espírita Além da Vida

Nenhum comentário: