EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

22 de agosto de 2014

Afrodite


É a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Deusa-Mãe do Mediterrâneo Sua equivalente romana é a deusa Vênus. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado, ou ao menos influenciado, pelo culto de Astarte, na Fenícia.

De acordo com a Teogonia, de Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite, seu nome quer dizer "erguida da espuma".

Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises.
A deusa também foi de importância crucial para a lenda de Eros e Psiquê, e foi descrita, em relatos posteriores de sua lenda, tanto como amante de Adônis quanto sua mãe adotiva.
Era a rival de Perséfone, rainha do mundo subterrâneo, pelo o amor do belo jovem Adônis.

A primeira face de Afrodite, em sua triplicidade, é Afrodite Urânia, distribuidora do amor universal, a doce, a bela, aquela que une os pares com amor, que dá cor e beleza ao mundo. É a Deusa do céu, das estrelas, do amor celestial.

A segunda face é Afrodite Pandemos, que está intimamente ligada a questões carnais, sexuais, físicas, materiais. O amor sensual é domínio dessa faceta da Deusa, é Ela quem nos oferece os prazeres do corpo, que desperta o desejo, que nos faz querer a beleza para conquistar.

O terceiro aspecto é o menos conhecido, Afrodite Apostrófia, que significa “aquela que se afasta”. Esse é o aspecto destruidor da Deusa, o aspecto mais difícil e menos explorado, é como se quisessem deixar à mostra somente o lado que convém. Vemos muito disso ao estudar essa Deusa, deturpa, escraviza e traz a mazelas, as desgraças., como as pessoas desenfreadas em busca do padrão magro de beleza se tornam anoréxicas e bulímicas tem muito a ver com a Afrodite Apostrófia.

Mas vamos focar na face de Afrodite Pandemos que traz o amor e a eroticidade, ou seja, todos os aspectos da sexualidade, da vida íntima e das relações pessoais. Afrodite é a deusa da beleza e das artes visuais – pintura, escultura, arquitetura, poesia e música, rege a inspiração artística e todo contato criativo entre os sexos.

É uma divindade da Lua Cheia, a qual sustenta e nutre a vida. Seus poderes são maduros, cheios de vida e poderosos, mas ela também protege ferrenhamente tudo aquilo que cria.

Afrodite quer que os relacionamentos sejam amorosos, não importando se amigáveis, sociais, físicos ou espirituais. Ela quer que tenham coração.

Traz a dança de amor, convida-nos para amar nos aquecer e nos alegrar primeiro com o amor por si mesma. Afrodite diz que, para amar outra pessoa, você precisa ser capaz de amar a si mesma. Para ela amar os outros significa deixá-los ser exatamente do jeito que são.

A mulher que está vibrando na energia de Afrodite é sobretudo sensual, feminina, vaidosa. Uma exibicionista por natureza – o que não é um aspecto negativo nem positivo, é simplesmente uma de suas características, se tornam mais "quentes", atraentes e vibrantes,há uma magia no ar e um estado de encantamento e louca paixão é evocado.

Afrodite faz recuperar a auto estima, a mulher que deseja buscar a consciência perdida de Afrodite precisa começar a se amar, começar a sentir verdadeiramente.

Afrodite presenteia com carisma, magnetismo, Ternura,beleza, fertilidade e alegria .

SIMBOLOS: Concha, pomba, estrela, coração, maça, pérola, rosa, meia lua.

CORES:Rosa e Verde

AROMA:Rosas

CRISTAL:Quarto Rosa

DIA DA SEMANA :Sexta Feira

ERVAS E FRUTAS:Oliva, canela, margarida, cipestre, marmelo, lírio-florentino, maçã.

INVOCAÇÃO A DEUSA

Afrodite, deixa-me ser como Tu e partilhar o meu riso e a minha alegria com as/os outras/os para que juntas/os celebremos a vida.

Grande Deusa, ajuda-me hoje a celebrar o meu poder feminino.

Partilha comigo a Tua capacidade de recuperar dos revezes rapidamente, Afrodite, para que eu possa avançar para o próximo desafio na minha vida.

Obrigada, Afrodite, por me ajudares a ser otimista e alegre hoje.

Afrodite, ajuda-me a sentir verdadeira alegria com o sucesso e realizações das/os outras/os.

Afrodite, mostra-me como fazer para me liberar dos limites que imponho a mim mesma.

Peço-Te, Afrodite, para me ajudares a desenvolver o meu verdadeiro talento, aceitando quem realmente sou.

Afrodite, Deusa do amor, ajuda-me a acolher o amor que as/os outras/os me oferecem.

Deusa, eu reafirmo que sou um ser sensual.

Guia-me, Afrodite, até àquelas e àqueles amigas e amigos que acrescentam diversão e leveza à minha vida.

Deusa da Beleza, ensina-me a sentir o prazer de estar em minha casa e no meu local de trabalho, rodeada de belos objetos.

Afrodite, ajuda-me a encontrar maneiras de superar a insatisfação com o meu próprio corpo e de aprender a amar e a divertir-me.

Afrodite, ajuda-me a não me comparar constantemente com as outras pessoas.

Lembra-me, Deusa do amor, que eu não tenho que ter um/a parceira/o para estar apaixonada; que eu posso ser feliz estando apaixonada/o pela própria Vida.

A Tua alegria é contagiante, Afrodite. Ajuda-me a partilhá-la com o mundo.

Afrodite, ajuda-me a pôr de lado as minhas preocupações por um tempo e a ser feliz hoje.

Grande Deusa, eu alegro-me contigo em todos os atos de prazer e de amor.

Grande Deusa, ajuda-me a permanecer centrada/o e emocionalmente disponível para as/os outras/os.

Afrodite, partilha hoje comigo o Teu perdão e a Tua abordagem sem julgamentos.

Afrodite, lembra-me hoje que, tal como Tu, sou carinhosa/o e tenho um bom coração.

Deusa, eu aceito a responsabilidade pela minha felicidade e pela satisfação das minhas necessidades.

Afrodite, empresta-me a Tua capacidade para revelar o meu verdadeiro eu, sem vergonha nem medo.

Deusa do amor, ajuda-me agora a manter pacífico e harmonioso o ambiente em que eu vivo.

TEXTO Mônica de Souza
Fontes:
Wikipédia
Livros O Oráculo da Deusa
A Deusa e a mulher
Deusas em seu dia a dia - Tania Gori

Nenhum comentário: