É a personificação de todos os poderes psíquicos e físicos do ser humano. O impulso da força contida na base da coluna vertebral capacita a energia mover-se para cima através de vários centros de força situados ao longo do canal central da coluna vertebral até o cérebro.
A Kundaliní, como qualquer outra força, tem seu aspecto positivo e negativo. Além disso, ela pode ser interpretada como masculina ou feminina. O despertar dessa energia desenvolve os níveis físico, emocional, mental e espiritual do ser humano. O despertar e a ascensão de kundaliní leva a um diferente nível de consciência espiritual.
A kundaliní passa através de canais (nadís) e atravessa centros nervosos denominados chakras. Os chakras são definidos como centros captadores, armazenadores e distribuidores de prana (a energia vital) para todo o organismo. Os chakras variam de cor, brilho, diâmetro, aparência, som e vibração - dependendo do indivíduo e do seu grau de consciência.
A palavra "chakra" vem do sânscrito e significa literalmente ´roda´,são vórtices de energia e estão movimentando-se constantemente, desde o nascimento. O estado psíquico inconsciente encontra-se no Muladdhara Chakra (básico). O supremo estado de consciência ou superconsciência encontra-se no Sahasrára Chakra (coronário), o qual é simbolizado por uma coroa ou um semicírculo ao redor da cabeça. A energia é distribuída através dos chakras, bem como através de uma intrincada rede do sistema nervoso central.
Essa rede é compreendida de nadís ou canais condutores da energia vital, e que auxiliam no fluir da consciência humana. Acredita-se que existam 72 mil nadís em todo o corpo humano. Dessas, 14 são os mais importantes, pois equilibram os órgãos vitais. Os chakras principais são sete , suas raízes encontram correspondência na coluna vertebral, no corpo energético ou duplo etérico.
Cada chakra controla diferentes processos,distribuem vibrações que se traduzem em impulsos elétricos. Para se localizar um chakra devemos encontrar a reunião e o cruzamento de diversos feixes musculares em determinada parte do corpo físico. Isso produzirá um plexo nervoso e, onde houver um plexo nervoso, aí estará localizado um chakra.
Os chakras também são classificados como "centros nervosos". Na verdade, eles não são uma produção do corpo físico, mas do corpo energético. Sua correspondência se dá no físico através dos plexos nervosos, dos gânglios e das glândulas.
Os sete chakras principais podem ser vistos psiquicamente por aqueles que já tem a capacidade de enxergar a aura humana. Eles podem ser apresentados como rodas coloridas com múltiplas pétalas, ou até mesmo similar a uma flor de lótus
Os sete chakras principais podem ser vistos psiquicamente por aqueles que já tem a capacidade de enxergar a aura humana. Eles podem ser apresentados como rodas coloridas com múltiplas pétalas, ou até mesmo similar a uma flor de lótus. Por isso, os chakras também são denominados padmas, ou flores de lótus, um dos símbolos nacionais da Índia.
Como já dissemos, os sete principais chakras, estão situados ao longo. da coluna vertebral. Estes são a base da consciência instintiva do Homem, que produz o ódio, a possessividade, a inveja, a culpa, a aflição, etc.
Os sete principais chakras, ou superiores, são:
1. Muladhára Chakra - Mula significa ´base´ ou ´raiz´. Sua localização é na base da espinha, região do cóccix. Quando o Muladhára é despertado, adquire-se o poder da oratória, e amplia-se a capacidade física, sexual e de aprendizado.
2. Svádhíshthána Chakra - Significa ´sua própria morada´. Desperta o conhecimento intuitivo; libera inimigos internos e desperta entidades astrais.
3. Manipúra Chakra - Significa ´cidade das jóias´ . O Manipúra é responsável pela limpeza de vários sistemas do corpo. Meditando no chakra, ajuda a correta diagnose de doenças.
4. Anáhata Chakra - Significa ´invicto´. O despertar deste chakra traz sentimento de otimismo e desapego, além de desenvolver o talento artístico e equih´brio emocional.
5. Vishúddha Chakra - Significa ´purificação´. Desenvolve a percepção de "sentir os outros". É um centro de rejuvenescimento.
6. Ájna Chakra - Significa ´comando´. É a ponte entre o guri e o discípulo (sishya).
7. Sahasrára Chakra - Significa ´mil´. Sede da suprema consciência.
Quando nascemos, todos os nossos chakras estão abertos e girando com uma força atômica impressionante. Com o passar do tempo, sua energia vai diminuindo, até que o corpo físico atinja a idade adulta. Daí em diante, os chakras se mantém numa velocidade uniforme e com um diâmetro do tamanho de um punho fechado, aproximadamente.
O despertar da kundaliní e o desenvolvimento dos chakras depende de pensamentos,ações e emoções equilibrados, boa alimentação e cuidados físicos.eles nos curam, e nos conferem todas as bênçãos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário