EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

9 de agosto de 2014

DEUSA HÉSTIA




Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é a deusa grega do lar e dos laços familiares, simbolizada pelo fogo doméstico.

Cortejada por Posidão e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses, era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses, adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos.

Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria a nova cidade, pois , Héstia simbolizava a perenidade da civilização.

Representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros.

O mito de Héstia representa a chama da vida, o fogo sagrado que proporcionava iluminação, calor e aquecimento para o alimento, ela assegura a vida nutriente, sem ser ela própria a fecundante.

Seu arquétipo está associado aos valores femininos, a importância do santuário interior, da interiorização para encontrar significado e paz.

Aspectos negativos do arquétipo:
Tendência a ficar em Casa; excessiva modéstia; excesso de preocupação; rígido senso de valores; conservadorismo excessivo; paz no lar a qualquer preço; desapego dos assuntos externos.

Aspectos positivos do arquétipo:
Amor ao lar e à terra; hospitalidade; integridade moral; transmissão de cultura recebida; desfrute da segurança e felicidade pessoal; estabilidade; senso de ordem; centralização; equilíbrio; senso de foco e e direção; altruísmo; calor emocional.

A Deusa virgem , que não precisa do masculino para sua realização, é sábia, ouve, não faz julgamentos , não se liga ao mundo externo, nos faz olhar pra dentro, entrar em contato com nossos valores, com o que é realmente significativo, com o nosso lar interno, a morada da alma.

Héstia traduz o sentimento da ligação , a necessidade do elo espiritual comum, da chama estar sempre acesa, protege os lares, o santuário da família, traz o calor humano e sem a fonte de calor, sem harmonia eles ficam diminuídos perdidos.

Símbolos:
Lareira; fogo; o circulo; umbigo
Cores:
Vermelho, laranja, branco
Aroma:
Sálvia
Dia da semana:
Quinta feira
Celebração; 15 de janeiro

Oração a Héstia

"Ó Grande Héstia
Deusa do Fogo Interior;
O fogo que habita
nossos Corações;
Chamo tua presença
a tua Força e a tua Paz;
Para Consagrar em todos nós
o nosso Sagrado Lar Interior;
Aquel quenos aquece,
que nos ilumina e nos transforma.
Esteja presente na
nossa Centelha Divina;
Nos abençoando, nos protegendo
e nos transformando no caminho
do Amor, da Luz e da Verdade.
Que assim seja"



Fontes: Wikipedia
Deusas em seu dia a dia - Tania Gori
O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashmskv
A Deusa - Teresa Moorey

Nenhum comentário: