EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

9 de janeiro de 2017

Santa Luzia





Santa Luzia,  é a protetora dos olhos, que  é a janela de nossa alma. Seu nome vem do Latim e deriva de 'luz'
Luzia nasceu no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. O pai, Lucio, faleceu quando Luzia era muito pequena. Sua mãe, Eutíquia, a educou. E, como cristã, sua mãe lhe passou a fé, o conhecimento de Jesus, o amor ao próximo e a devoção a Deus.

Sua mãe era muito doente e nenhum médico a curava, Luzia teve a idéia de levar sua mãe ao túmulo de Santa Ágata,acreditando que que se sua mãe colocasse a mão no túmulo de Santa Ágata ela seria curada, quando sua mãe foi para o tumulo, Santa Ágata apareceu para Luzia e lhe disse:
Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa. EntãoLuzia disse à mãe: Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou. Nesse momento sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e ficou curada.

Luzia, tocada pela graça de Deus disse que queria consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, ela iria entregar seu dote de casamento (uma pequena fortuna) e seus bens para os pobres. Sua mãe concordou.

Luzia já tinha um pretendente para casamento, que não aceitou a  sua decisão e a denunciou ao governador e o imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando punição exemplar para os cristãos. Luzia foi julgada e condenada, e como dava total importância a virgindade e ao amor a Jesus, o governador mandou que a levassem a um prostíbulo, Luzia rezou: quem vive casta e santamente, é templo do Espírito Santo, sem a minha vontade, a virtude nada sofrerá. Assim, nem dez homens juntos não conseguiram levantar  Luzia do chão,o governador, furioso, mandou matá-la ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu à jovem. Os carrascos continuaram com o seu martírio.
Luzia morreu no dia 13 de dezembro do ano de 304. No ano de 1040 o General grego Jorge Mariace levou o corpo de Santa Luzia para Constantinopla a pedido da imperatriz Teodora. No ano de 1204 os cruzados venezianos reconquistaram o corpo de Santa Luzia e o levaram para Veneza, lugar em que esta até hoje na igreja de São Jeremias, onde é venerado.
A bandeja com os olhos de Santa Luzia, diz que a verdadeira beleza não se vê com os olhos, mas sim com o coração, com os olhos da alma.

Santa Luzia e a Deusa Lucina



Esta data, 13 de dezembro tem origem nos cultos pagãos nórdicos
O culto  a Lucina deusa da luz é muito antigo, oriundo dos países nórdicos e bálticos, que celebravam no solstício de inverno o nascimento da criança solar e honravam sua parteira, a Mãe da Luz, o simbolismo da luz sagrada, demonstrando que o ponto principal de toda essa simbologia é a Luz!   
Evidente que Santa Luzia sendo celebrada no dia 13 dezembro, doze dias antes do Natal,  vai de encontro à prática da Igreja Católica nos primeiros tempos que  não conseguindo suprimir as antigas tradições pagãs, adaptou-as ao calendário santoral católico.
Com a  destruição do seu antigo templo e de suas relíquias pelos fanáticos cristãos (que arrancaram os olhos de pedras preciosas da imagem e quebraram com marteladas a sua pesada estátua), não foi possível extinguir o culto da deusa Lucina. Como solução, a igreja católica transferiu a adoração do povo para uma figura cristã, Lucia ou Luzia, colocando um manto de castidade na imagem complexa da Deusa. Lucia foi considerada padroeira das doenças dos olhos e benfeitora dos pobres, a quem a santa teria lhes doado seus bens (uma clara alusão e incentivo aos fieis para fazerem doações à igreja).
Seja deusa ou santa, o culto continua atravessando os séculos.
Na Itália as curandeiras de Toscana usaram até o século XIX um dos antigos encantamentos da Deusa, uma guirlanda de galhos de arruda com fitas vermelhas contra mau-olhado e benziam as crianças e os doentes com água impregnada de energia solar. Até hoje na Itália e Sicilia são feitas procissões com tochas e velas lembrando a antiga lenda da Doadora da Luz
Na Suécia, a celebração atual de Santa Lucia preserva elementos tradicionais e antigos e reveste-se de alegria por reverenciar e prenunciar o aumento da luz solar, tão desejada após os longos meses de inverno. No dia 13 de dezembro, as filhas mais jovens chamadas Lussibruden - noivas da luz - acordam de madrugada e preparam um desjejum especial para os familiares. Elas se vestem de branco e usam uma coroa de folhas de azevinho, fitas vermelhas, com 4, 7 ou 9 velas. Passando de um quarto para outro elas oferecem os tradicionais Lussekatter (“gatos de luz da Lucia”), bolinhos típicos coloridos com açafrão, biscoitos especiais de gengibre e glogg, uma bebida quente com vinho e especiarias. No decorrer do dia nas ruas tem procissões com moças vestidas de noivas, com purpurina dourada nos cabelos e rapazes com camisas brancas e chapéus salpicados de estrelas prateadas, enquanto outros personificam trolls e anões. Esse cortejo acompanha uma moça representando a Santa Lucia, que usa a coroa com oito velas representando a Roda do Ano e que distribui presentes para a multidão.
O renascimento do Sol no solstício de inverno era associado ao processo de vida/morte/renascimento por esta razão esta data é excelente para se fazer rituais de banimento, limpeza, pedidos de cura e proteção, esta é uma data para se buscar a LUZ, eu acredito que esta busca deve ser diária.
Esta é a mensagem dela para vermos com a expressão da luz, com os olhos da alma, superar o medo,iluminar a nossa estrada, por mais brilho em nossa vida.

Na Bahia Brasil, Santa Luzia está sincretizada com Oxum Apará e Ewá , a deusa ioruba, considerada os olhos de todos os orixás. Invoque-a para melhorar e preservar sua visão. Entoe seu nome como um sussurro, soprando para limpar sua aura durante um banho de purificação em uma cachoeira. 



Dica mágica:
Escreva a lápiz em um papel, um medo, um vício, algo que obstrui o seu caminhar.
Acenda uma vela branca  e um incenso de rosa branca pedindo a Deusa Lucina ou Santa Luzia ( a nomenclatura pouco importa a energia é a mesma)
Olhe fixamente para esta chama, medite sobre o que escreveu e coloque a energia de luz, coragem, determinação, força, fé, para superar este obstáculo, acreditar em seu poder pessoal; e ver sua luz brilhar.
Após a meditação queime este papel na chama da vela.

Cristal : Calcita Òtica, Ágata
Flor: Rosa Branca.

Oração a Santa Luzia

'Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual. Atendei a este meu pedido. (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó min há querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém. Santa Luzia, rogai por nós.'

Nenhum comentário: