EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

30 de abril de 2016

BELTANE


 

Beltane é um dos maiores festivais da tradição celta,  representando o casamento sagrado da Deusa e do Deus, a união do Céu e da Terra.
Os Fogos de Beltane e o Mastro de Maio (May pole) celebravam a abundância da terra.
A Deusa e o Deus alcançaram o auge da  suavidade e vigor, festejam sua paixão, culminando no Casamento Sagrado da Deusa da com o Deus Verde da Vegetação.
Os celtas acreditavam que o mês de maio era regido pelo Povo ajudante da Mãe Terra em sua tarefa de florescer e frutificar.
O simbolo principal de Beltane era o Mastro de Maio; ao seu redor, os casais dançavam trançando fitas vermelhas e brancas. A simbologia é bem  evidente,  o simbolo fálico fertilizando o ventre da terra e as vivenciando,  nos campos e nos bosques, a energia do amor sexual.
Os casais  pulavam sobre as fogueiras para atrair a boa sorte, a fertilidade ou a abundância.
Inúmeros encantamentos para a cura, o amor e a prosperidade eram realizados  nesta noite, colhendo-se e utilizando-se plantas sagradas, purificando-se os campos e os animais.
Deixavam-se oferendas para o Povo das Fadas, pedindo-lhes a abertura da visão sutil e o conhecimento do uso mágico das ervas e cristais.
A atmosfera deste Sabbat é de excitação, celebração da sexualidade e da fertilidade, conscientização dos impulsos e das reais necessidades, harmonização e complementação dos opostos.
Nos círculos de mulheres, comemora-se o florescimento da Terra, reverenciando as deusas Flora e Gaia, o despertar da mulher para o amor, a ativação da energia vital e do fogo   criador com a ajuda de diversas Deusas.
Os dois principais temas deste Festival são o mito da Mulher Aranha tecendo os fios da criação e o despertar da deusa Donzela, e o amor e a união com o deus Cornífero Cernunnos.
Os elementos ritualísticos deste Sabbat são o Mastro de Maio, um tronco de pinheiro onde dançarinos trançam fitas coloridas tradicionalmente vermelhas e brancas, atualmente podendo ser escolhidas outras cores de acordo com a intenção mágica -, as guirlandas de flores e folhagens para os dançarinos, a "dança das fitas" e a fogueira, para purificar-se .
As velas são vermelhas, representando a cor do sangue menstrual e brancas, representando a cor do sêmem.
Os incenso e a essência são de rosas, patchouli, almíscar, melissa, hibisco e gerânio.
No altar, colocam-se flores vermelhas, galhos.
Reverenciam-se os seres da Natureza, realiza-se encantamentos de amor, e para celebrar uniões.
Busque neste dia a sua harmonia pessoal, criar condições para atrair um parceiro compatível ou fortalecer relações já existentes.
 
 
Oração de Beltane
Ó Deusa Mãe, rainha da noite e da Terra;
Ó Deus Pai, Rei do dia e das florestas,
Eu celebro sua união enquanto a natureza se alegra num ruidoso banho de cor e vida.
De sua união surgirá a vida renovada; Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a terra,
E os ventos soprarão puros e doces.
Ó antigos, eu celebro com vocês!!
Dessa forma querendo festejar esta noite encantada de Beltane, acenda uma vela simbolizando o Sol, colha flores para simbolizar a fertilidade, e recite poemas em homenagem ao Deus e a Deusa.
Se for possível, passe a noite em claro e veja o amanhecer...
Sinta a grandeza e exuberância da Natureza, e de como a Vida é fértil e perfeita.
Feliz Beltane a todos!!!
 
 
FONTE: O Anuário da Grande Mãe.
 
 
 

 

Nenhum comentário: