EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

12 de abril de 2015

Deusa Brasileira Ceuci


A deusa virgem, é a "Virgem Maria" da teogonia Tupi sendo sua gravidez um mistério, tem em seu nome uma referência à constelação das Plêiades, chamada pelos indígenas de “sete estrelas”. Sendo assim, ela é a Mãe das Estrelas, e deusa que trouxe à vida Jurupari, Deus Sol responsável por instituir o culto solar e a supervalorização do masculino.

Conta a lenda que Jurupari desceu à Terra para procurar uma esposa para o Sol e livrar os homens do domínio das mulheres, como era o costume vigente anteriormente, o período do Matriarcado. Seguiu-se então uma terrível perseguição às mulheres, não fazendo exceção nem para a mãe de Jurupari. Ceuci, inconformada com as novas leis e com saudades do filho, resolveu, certa noite, ver como era o cerimonial dos homens.


Essa infração levava as mulheres a pena de morte, mas antes do término do cerimonial, foi atingida pelo raio de Tupã, por ter desobedecido sua lei transformada primeiro em uma pedra e depois subiu aos céus, tomando a forma de uma constelação conhecida como Plêiades, por ter cumprido a linda missão de mãe, que sempre é cheia de amor, renúncia, desenganos e sofrimento.

Atravessou o espaço e transformou-se na estrela mais resplandecente da constelação das Plêiades ( constelação que indica a época certa da colheita das frutas maduras, da caça e da pesca). 

Chamada pelos indígenas, para indicar a época certa da colheita das frutas maduras, da caça e da pesca. É considerada protetora das lavouras e casas construídas nas suas proximidades.

Esta lenda também fala da relação estreita entre mães e filhos, da tão conhecida frase “ Ser mãe é padecer no paraíso".

Por ter se arriscado, enfrentado seus medos para poder estar próxima ao seu filho, Ceuci também nos ajuda a enfrentar nossos medos internos, escreva seus medos em uma palha de milho e depois queime-a , pode ser em uma vela branca, ou em uma fogueira ou azul, acenda um incenso de arruda e peça para Ceuci te libertar dos seus medos mais íntimos, já fiz e sei que dá certo.

Outra forma de se conectar com a Deusa é acender velas prateadas e contemplar as estrelas , convide Ceuci para trazer para sua casa e a sua vida o brilho das estrelas, dizendo:

Deusa das Sete Estrelas,
Encontro-me aqui para te encontrar,
E para pedir para tudo mudar,
Assim, como para meus ancestrais-índios fostes estrela guia,
Seja minha companheira,
Guia-me nos caminhos da vida e da luz,
Pois és Mãe Cósmica que reluz!
Atenda meus pedidos e se faça presente.


Fontes:http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/
Livros : Encantaria Brasileira
             
Wicca Brasil – Guia de Rituais das Deusas Brasileiras
            
      

Nenhum comentário: