EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

20 de março de 2012

PEDAGOGIA ESPÍRITA!!!... COMO ASSIM?




" A ESPERANÇA DOS ESPÍRITOS DE BEM É FORMAR UM HOMEM CONSCIENTE DE SUAS RESPONSABILIDADES PARA COM A SOCIEDADE E PARA CONSIGO MESMO"
CLEUZA B. COLOMBO

Estamos atingindo um momento crucial de mudanças de paradigmas em termos de educação. A maior parte das pessoas concorda que a questão de como educar e criar as crianças é uma das mais significativas preocupações de hoje. A educação exige um nova visão, que transmita esperança e inspiração. Esta nova maneira de ver a educação parte dos sonhos das próprias crianças. Para estabelecer um estilo de Pedagogia que sirva às necessidades. da humanidade do novo milênio, é preciso compreender profundamente diversos aspectos da vida humana, principalmente das crianças que estão vindo ao mundo neste momento. É um esforço necessário e nosso futuro depende disso.
A Pedagogia espírita, segue uma trilha filosófica, pedagógica e cultural, de transformação do mundo em todos os seus aspectos.
Formar o Homem Integral, desenvolvendo suas potencialidades-cognitivas, sociais,emocionais e espirituais- e permitir sua tarefa existencial nesta vida,é uma Pedagogia Libertária, que pretende abolir o autoritarismo nas relações interpessoais.
O educador para aplicar a Pedagogia Espírita deve ser reencarcionista, pois ele deve sempre partir do princípio que se trata não de uma criança pura e simplesmente, mas de um espirito antigo , que tem no seu inconsciente um histórico existencial milenar e estas características são muito evidentes na primeira fase da infância, onde muitas vezes os adultos se perguntam o porque de determinadas ações muitas vezes incompreensíveis.

Dentro desta visão o adulto deve descobrir seus talentos, trabalhar suas heranças e buscar frear suas fraquezas morais, através da educação.

Na linha pedagógica proposta, deve se respeitar a liberdade de pensamento e consciência, abolir o dogmatismo e doutrinação de uma única verdade onde o indivíduo deve aceitar tudo passivamente, deve-se se dar abertura para a discussão de todas as posições a respeito de um tema, não se pode simplesmente colocar o conteúdo de forma unilateral, fazendo uma catequese, até mesmo os que se referem a doutrina espírita.

Educar não é depositar informações, mas proporcionar a oportunidade de construir seu conhecimento, por pesquisas, ações, experiências, vivências.

Incentivar, contagiar, estimular a busca do saber e não transmitir nada pronto, fechado.

A Pedagogia Espírita quer uma educação diferente, uma educação em que as crianças, sejam amadas, respeitadas e tenham liberdade para fazer suas escolhas, quando são bem orientadas, fazem suas escolhas com coerência e discernimento.

O que diferencia a pedagogia Espírita é que além de todos os lados que o aluno pode desenvolver, ele também precisa da espiritualidade, isto é a capacidade de se conectar com Deus, de se relacionar bem com o outro, de ter alguma fé, independente da religião que escolher.

Propiciar um ambiente onde as crianças possam ser livres para serem elas mesmas!

Trazer uma visão diferente onde a pessoa deixe de ser competitiva, egoísta, e passe a prevalecer a cooperação a ajuda mútua a solidariedade que tanto faz falta em nossa sociedade.

Torno a frisar, olhar a criança como ser reencarnado, lhe dá mais direito ao respeito, a ser observado em sua individualidade, pois ele já traz idéias e conhecimentos, virtudes e defeitos de outras vidas e a educação deve trabalhar com isto, usar esta ferramenta tão importante e essencial para desenvolver a pessoa em todos os aspectos inclusive o espiritual.

A educação está adormecida, sufocada, pedindo pra ser revista, não se trata somente da educação escolar, mas a familiar que é a principal de todas deve ser revista, mudar seus conceitos e valores.

Crianças com uma maneira diferente de ver o mundo estão chegando cada vez mais ao nosso planeta e esta educação arcaica pode colocar tudo a perder, vamos rever nossos conceitos enquanto pais e professores, para que tenhamos em breve um mundo melhor, pois é o que todos almejamos!!!




Texto baseado no artigo da Revista Universo Espírita - ano 2005

Nenhum comentário: