EXISTE O SONHO E O DESEJO DE COMUNHÃO COM O UNIVERSO.

9 de agosto de 2014

DEUSA PERSÉFONE


Deusa  grega filha de Zeus e  Deméter ,criada no Olímpo, lar da nobreza divina, Perséfone foi raptada por seu tio Hades ligado ao submundo e à morte., que levou-a para seus domínios (o mundo inferior), desposando-a e fazendo dela sua rainha, desde então passa ser Perséfone, pois antes era chamada de kore (moça virgem), ela sai dessa experiência completamente mudada: torna-se , uma mulher que sabe o que quer, e tornou-se rainha.
É, portanto, o mito da transformação da mulher e da descoberta de seu poder.

Ela foi socorrida por seu meio-irmão Hermes,  a pedido de sua mãe Demeter, pois esta ficou com a síndrome do ninho vazio, tem ter a filha pra criar não encontrava razão para viver, então Perséfone passou a morar metade do ano no Olímpo nas estações (primavera e verão) e outra no mundo dos mortos nas estações(outono e inverno), o que para ela foi uma luta constante.

Perséfone é descrita como uma mulher de olhos escuros,possuidora de uma beleza estonteante, pela qual muitos homens se apaixonaram.

Hades e Perséfone tinham uma relação calma e amorosa. As brigas eram raras, mas Persefone interferia nas decisões de Hades, sempre intercedendo a favor dos heróis e mortais, e sempre estava disposta a receber e atender os mortais que visitavam o reino dos mortos à procura de ajuda.

Mais tarde, Perséfone tornou-se a Rainha do Inferno. Todas as vezes que os heróis e heroínas da mitologia grega desciam para o reino inferior, Perséfone lá estava para recebe-los e ser sua guia.

Entre muitos rituais atribuídos à entidade, cita-se que ninguém poderia morrer sem que a rainha do mundo dos mortos lhe cortasse o fio de cabelo que o ligava à vida. O culto de Perséfone foi muito desenvolvido na Sicília, ela presidia aos funerais. Os amigos ou parentes do morto cortavam os cabelos e os jogavam numa fogueira em honra à deusa infernal.

A rainha é representada ao lado de seu marido, num trono de ébano, segurando um facho com fumos negros. A papoula foi-lhe dedicada por ter servido de lenitivo à sua mãe na ocasião de seu rapto. O narciso também lhe é dedicado, pois estava colhendo esta flor quando foi surpreendida e raptada por Hades. A ela também eram associadas as serpentes.

O Arquétipo piscológico de Perséfone
Ela é a deusa do mundo oculto, mediúnica, intuitiva e atraída pelo místico e espiritual, até mesmo pelos assuntos ligados a morte,quando por um motivo ou outro este lado mediúnico está mais inibido na mulher Perséfone, ela se torna mais quieta, gosta de ficar sozinha escutando uma música, lendo um livro ou simplesmente refletindo.
Para essa mulher, sua própria companhia é perfeita. Ela não enxerga e não nomeia isso como solidão,  transita com serenidade pelo mundo espiritual. Consciente ou inconscientemente, não importa, ela está em contato com os poderes transpessoais superiores da psique.
Perséfone rege a mente inconsciente mais profunda, o mundo dos sonhos e tudo o que se relaciona com os fenômenos psíquicos ,paranormais e o misticismo.
A mulher  com os arquétipos de Perséfone  é visionária e é profundamente  ligada  a mediúnidade, é muito intuitiva.

Cores: Preto, roxo, vermelho, verde, marrom
Aroma: Narcisos
Dia da semana: Quinta feira
Ervas/ Frutas :Salsa, narciso, salgueiro, romã

Perséfone
Deusa do Submundo, do Inconsciente, Sacerdotisa e filha

"Eu transito entre dois mundos
Eu desci nos infernos de mim mesma
Li o inconsciente
Porque conheci as dores mais profundas
E sobrevivi
Eu posso conhecer as dores dos outros
Viajei na escuridão e nas sombras
Conheci o fundo do medo
Acendi a luz do amor
E voltei pra aquecer a terra
Eu sou Perséfone

Texto:Mônica Souza
Fontes: Wikipedia
            Deusas em seu dia a dia - Tania Gori

Nenhum comentário: